Queda de parte do muro do cemitério de Guadalupe expõe a falta de manutenção no local | Rede SPE

Foto: Reprodução Whatsapp  
Por volta das 22h da última sexta-feira (17), os moradores do bairro de Guadalupe em Olinda, foram surpreendidos com o desmoronamento de parte do muro do Cemitério do Guadalupe, a área em questão foi na Rua Delmiro Gouveia.

A Defesa Civil de Olinda junto com a guarda municipal chegaram ao local ainda pela noite e realizaram uma vistoria que se estendeu até às 0h. 

Durante a manhã deste sábado (17), equipes da prefeitura de Olinda foram até o cemitério para isolar o ambiente e determinar a causa do desmoronamento. Segundo a prefeitura, o motivo do desmoronamento foi por conta das chuvas que caíram na cidade durante a madrugada de sexta-feira (16).

Denúncia

Segundo um morador que reside na Vila São Bento, no entorno do local, o muro em questão já encontrava-se em risco há um tempo, tanto que a população da área havia entrado em contato com a Prefeitura de Olinda para resolver a situação do cemitério, mas até então não houve nenhuma ação para a resolução do problema.

Ainda de acordo com o morador da área, várias partes do cemitério encontram-se oferecendo riscos à população, com a presença de várias rachaduras em várias paredes, em partes onde até mesmo encontram-se restos mortais sepultados.

Ainda de acordo com a denúncia, as vistorias no local ocorrem apenas quando está próximo do dia de Finados, onde ocorre visitação no cemitério.

Nota da prefeitura

Em uma nota divulgada no site Rede Observatório, a prefeitura de Olinda aponta as causas do incidente e as iniciativas tomadas após o ocorrido.

A Prefeitura informa que a queda de parte do muro do Cemitério do Guadalupe, provavelmente, foi provocada pelos efeitos das chuvas desta sexta-feira (16/02).

Equipes das Secretarias de Gestão Urbana e Segurança Cidadã já estão no local desde a noite de ontem e fizeram o isolamento da área, que será reforçado, hoje, com o uso de tapumes.

A gestão comunica, também, que nos próximos dias iniciará a reconstrução do trecho afetado pelas chuvas.