Animais silvestres são resgatados pelo Grupamento Ambiental de Olinda | Rede SPE


O Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Olinda (GACO) vem realizando ações voltadas para preservação e recuperação da vida silvestre. No período de duas semanas, os agentes resgataram um gavião-carijó, no bairro de Santa Tereza. A ave, foi resgatada na via urbana e se encontrava com sinais de atropelamento. Ela foi levada para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), da Agência Estadual de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco CPRH.

No mesmo período, um filhote de quati foi resgatado no condomínio do edifício Bajado, próximo a Reserva Ecológica da Mata do Passarinho e moradores da I Etapa de Rio Doce entregaram um pica-pau aos agentes do GACO. O grupo da Brigada resgatou, ainda, uma jiboia na área do Museu de Arte Sacra de Pernambuco, no Alto da Sé.

Todos foram levados para o CETRAS e cada um vai receber os cuidados necessários. Eles ficam lá durante o período de recuperação. Depois, são reavaliados e o objetivo é integrá-los ao habitat natural.

Para o coordenador do GACO, o subinspetor Jeferson Alves, esse é um trabalho de extrema importância para preservação dos animais silvestres e orienta a população a não capturá-los e não maltratá-los. “ Estamos sempre de prontidão e qualquer pessoa pode solicitar o serviço da Brigada Ambiental de Olinda.

Via comunicação