Olinda está entre as cidades que mais registraram mortes por armas de fogo em fevereiro | Rede SPE

Olinda está entre os municípios que mais tiveram registros por disparos e mortes por armas de fogo no Grande Recife, os dados são do Instituto Fogo Cruzado, que coleta registros dessas ações em todo o país.

Segundo o instituto, a cidade de Olinda registrou durante o último mês de fevereiro 18 tiroteios que deixaram 11 mortos e 8 feridos, os índices fizeram a cidade de Olinda figurar a terceira posição entre as cidades da região metropolitana com os maiores registros de disparos, mortes e feridos por armas de fogo, atrás apenas do Recife e Jaboatão dos Guararapes.

Crianças e adolescentes.

Segundo as informações divulgadas pelo instituto, o que mais chamou atenção para a situação no estado, é a quantidade de crianças e adolescentes mortas por este tipo. De acordo com os dados, 16 pessoas foram baleadas com idades entre 0 e 17 anos, apenas em fevereiro. Dos 16 registros, 3 eram crianças, sendo 2 mortes e 1 ferido. Já entre os adolescentes, 13 foram baleados, sendo 9 mortes e 4 feridos.

Registros aumentaram

Os dados apresentam aumento nos casos de feridos e mortos por arma de fogo em comparação com o mesmo período de 2023. De acordo com o Fogo Cruzado, a Região Metropolitana do Recife registrou um aumento de 34% nos índices de disparos, totalizando apenas em fevereiro deste ano 187 disparos, contra 140 registrados em fevereiro de 2023.

Em fevereiro de 2024 morreram 133 pessoas e 75 ficaram feridas em comparação com o mesmo período de 2023, naquela época foram registrados 131 mortos e 35 feridos por balas.

Municípios mais afetados

O instituto também apresentou quais os municípios que mais foram afetados por essa situação.

Recife: 78 tiroteios, 56 mortos e 34 feridos.
Jaboatão dos Guararapes: 32 tiroteios, 22 mortos e 9 feridos
Olinda: 18 tiroteios, 11 mortos e 8 feridos.
Cabo de Santo Agostinho: 14 tiroteios, 10 mortos e 4 feridos.
Paulista: 12 tiroteios, 9 mortos e 5 feridos.

Bairros mais afetados 

O instituto também divulgou quais foram os bairros mais afetados, a cidade de Olinda não entrou na lista, mesmo tendo registrado mortes e feridos em seu território.

Cavaleiro (Jaboatão): 7 tiroteios, 5 mortos e 2 feridos.
Pina (Recife): 6 tiroteios, 5 mortos e 1 ferido
Ponte dos Carvalhos (Cabo): 5 tiroteios, 5 mortos e 1 ferido.
Janga (Paulista): 5 tiroteio, 2 mortos e 1 ferido.
Curado (Jaboatão): 5 tiroteios, 2 mortos e 2 feridos.