Olinda vai ganhar novo complexo de hospedagem no Convento de Santa Teresa

Um novo complexo de turismo religioso, incluindo hospedagem, atrativos culturais e opções de lazer, vai ser instalado em Olinda. A Santa Casa de Misericórdia, em parceria com a Prefeitura do município, firmou um protocolo de intenções para a elaboração de um projeto de restauração para o Convento de Santa Teresa, localizado no bairro de mesmo nome, no corredor de entrada da cidade. Os investimentos são da iniciativa privada, por meio do grupo GRS Incorporadora, com a expectativa de apresentação da proposta em cerca de 90 dias.

Segundo a pasta, o hotel vai adotar o padrão de tecnologia chamado de retrofit. O processo tem por objetivo a restauração de prédios antigos de forma a preservar a sua arquitetura original, e também adequá-lo à legislação vigente.  Localizado na área de proteção do Sítio Histórico, a igreja e seu convento foram construídos por João Fernandes Vieira, um dos heróis da Restauração Pernambucana. O imóvel assinala a arquitetura católica barroca do século 18, integrando a lista dos primeiros bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na Marim dos Caetés.

Há bastante tempo, a instituição foi alvo de uma reestruturação, não abrigando mais a quantidade de religiosos que antes mantinha em suas dependências. O projeto tem como pilar, também, a necessidade de dinamismo da manutenção física, evitando qualquer tipo de deterioração do prédio, além do reconhecimento da sua relevância histórica e cultural. Os trâmites ainda devem passar pela Câmara de Legislação e Tombamento (CTL), pelo Conselho de Patrimônio, assim como pela aprovação do Iphan.

Via Assessoria de comunicação.