Pernambuco inicia formação de 335 novos militares do Corpo de Bombeiros | SPE Notícias
Foto: Esiodo Góes |
“O programa Juntos pela Segurança cumpre mais uma de suas etapas, que é o recompletamento das nossas forças operacionais de polícia. Nosso time tem se dedicado diariamente a tornar Pernambuco um estado mais seguro e garantir que nossos servidores tenham melhores condições para exercer suas atividades. Estamos realizando o maior investimento da história no Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, não só com a chegada de novos profissionais, mas também com a aquisição de equipamentos que possibilitam o desempenho das suas funções da melhor forma possível”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Essa turma integra um contingente de 7.013 profissionais que reforçarão as forças de segurança do Estado. Desse total, 660 atuarão no Corpo de Bombeiros – sendo 335 já contemplados neste curso de formação. Além disso, 5.250 reforçarão a Polícia Militar, 890 a Polícia Civil e 213 a Polícia Científica. Na próxima semana, o Governo de Pernambuco dará início ao curso de formação de 160 futuros policiais militares.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, enfatizou a relevância desse momento para a segurança pública. “A sociedade aguardava esse aumento de efetivo no Corpo de Bombeiros. Esses alunos estão vivendo um momento de grande realização, tanto para eles quanto para suas famílias, mas, principalmente, para a sociedade de Pernambuco, que em breve contará com 335 novos bombeiros”, afirmou.
Os cursos de formação do Corpo de Bombeiros têm duração de aproximadamente um ano para os oficiais e sete meses para os praças. Durante esse período, os alunos desenvolverão habilidades em áreas como combate a incêndios, salvamentos, atendimento pré-hospitalar e atividades técnicas.
“O Governo tem nos apoiado de forma significativa. Passamos um longo período sem esse reforço, o que gerou um déficit de efetivo. Esse complemento é essencial, não só para a manutenção dos nossos grupamentos, mas também como estratégia de crescimento futuro”, pontuou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Cantarelli.
O aluno do Curso de Formação de Oficiais, Felipe Távora Rocha, de 28 anos, residente no Recife, expressou a emoção de participar desse momento. “Alegria é a palavra que define o que estou sentindo. Cada um de nós sabe o que enfrentou e tudo o que precisou abdicar para estar aqui. Foram noites de estudo e muitos treinamentos para a prova física. Para todos nós, este é um sonho que se concretizará ao final da formação. Então, estaremos prontos para exercer com excelência a nobre missão do Corpo de Bombeiros”, celebrou.
Via Diário Oficial de Pernambuco.