Distribuidoras de combustíveis temem desabastecimento de Diesel

Preço do petróleo dispara, após guerra entre Rússia e Ucrânia. Foto internet.
Por Anthony Lima, da Rede SPE, em Pernambuco.
As distribuidoras de combustíveis brasileiras informaram neste sábado à CNN Brasil, que temem um possível desabastecimento de Óleo Diesel, isso pode acontecer por conta dos conflitos que ocorrem entre Rússia e Ucrânia, que já se estendem por dias.

O conflito entre as duas nações acabou gerando grandes incertezas sobre o abastecimento de combustível no Brasil, principalmente com o Diesel, que abastece caminhões, que são os motores para a distribuição de produtos em todas as regiões do país.

Com a alta do petróleo em todo o mundo e o boicote aos combustíveis produzidos pela Rússia, é quase certo entre as distribuidoras brasileiras que essas incertezas econômicas relacionadas aos combustíveis possa gerar um enorme aumento nos custos, além de criar escassez de insumos no país, o que seria terrível para o motor econômico do Brasil.

Em conversas com um repórter da CNN Brasil, um importante diretor de uma distribuidora de combustíveis explicou como o desabastecimento pode ocorrer no país e porque isso pode acontecer.

“O suprimento de diesel que é importado pelo Brasil vem principalmente dos Estados Unidos. O volume que importamos representa cerca de 30% de todo o nosso insumo. No entanto, por causa da guerra e do boicote ao petróleo russo, toda essa oferta norte-americana está se destinando principalmente para o mercado europeu. É oferta e demanda, e nós aqui no Brasil podemos ter problema nos próximos dias”. Disse o diretor que não pode ser revelado.

Esses problemas podem ser justamente a falta desse importante combustível, o Diesel.

Reflexos dessa guerra.

Os reflexos dessa guerra são enormes, e vemos o fato que já se estende por semanas os acontecimentos entre a Rússia e a Ucrânia, isso vem trazendo diversos problemas para todo o mundo. O Brasil sente logo no aumento dos preços dos combustíveis que gera uma forte reação em cadeia. O Diesel, que é o combustível utilizado pelos caminhoneiros, aumentou significativamente em todos os lugares, prejudicando o transporte de serviços essenciais para a sociedade, o que no final das contas, pesa no bolso do brasileiro.

E se a guerra se estender ainda mais, é possível que outros fortes reajustes, que são os reflexos desse momento, sejam lançados, principalmente no combustível.